Dia Mundial de Luta Contra a Aids reforça ações de prevenção e atendimento em Timbó
Houve também aumento nos diagnósticos de Aids, com 1.254 casos em 2023.
Houve também aumento nos diagnósticos de Aids, com 1.254 casos em 2023.
No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data dedicada à conscientização sobre o HIV e a Aids e ao combate ao estigma que ainda envolve a infecção. A Secretaria de Saúde de Timbó destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso universal ao tratamento, reforçando que a doença permanece como um desafio de saúde pública global.
Em Santa Catarina, entre 2013 e 2023, 25.174 pessoas foram notificadas vivendo com HIV. Somente em 2023, o estado registrou 2.492 novas infecções, com maior concentração entre homens de 20 a 39 anos. Houve também aumento nos diagnósticos de Aids, com 1.254 casos em 2023. Apesar disso, observa-se tendência de queda nos óbitos relacionados, passando de 6,3 em 2022 para 5,5 em 2023.
Em Timbó, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) acompanha atualmente 327 pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA). O serviço é referência regional para Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho, oferecendo acompanhamento multiprofissional, testes e orientação contínua.
A Secretaria reforça que viver com HIV não é o mesmo que ter Aids. A infecção pelo vírus pode permanecer assintomática por muitos anos, e somente evolui para Aids quando o sistema imunológico está significativamente debilitado. A transmissão ocorre por relações sexuais sem proteção, transfusão de sangue contaminado, uso de instrumentos perfurocortantes infectados ou da mãe para o bebê na gestação, parto ou amamentação.
De acordo com a infectologista Regina Valim, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o HIV/Aids ainda não têm cura, mas há tratamento eficaz e diversas estratégias de prevenção. “Sabemos que muitas pessoas podem ser infectadas com o HIV e não apresentarem nenhum sintoma durante 10 anos ou mais e, por isso, os exames são importantes, assim como o cuidado e o tratamento precoce ao ser diagnosticado com o vírus”, destaca.
Em Timbó, todas as Unidades Básicas de Saúde realizam testes rápidos, feitos com uma gota de sangue, sem necessidade de estrutura laboratorial. O resultado fica pronto em até 30 minutos e, em caso positivo, o tratamento é iniciado imediatamente, de forma gratuita.
A camisinha permanece como o método mais acessível e eficaz para prevenir o HIV, sendo disponibilizada gratuitamente nos serviços de saúde. Além dela, outros métodos preventivos também são oferecidos pelo SUS:
- PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): indicada para pessoas com maior vulnerabilidade à infecção, como quem tem parceiro soropositivo. O uso diário do comprimido impede que o vírus infecte o organismo;
- PEP (Profilaxia Pós-Exposição): indicada após situações de risco, como relação sexual sem proteção. O tratamento deve ser iniciado em até 72 horas, por 28 dias.
A Secretaria de Saúde reforça que informação, prevenção e diagnóstico são fundamentais para reduzir novos casos e garantir qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV. O município segue comprometido com uma rede de cuidado acolhedora, sigilosa e acessível a toda a população.
Foto: Patricia Coelho
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prefeitura de Timbó firma acordo que garante ganho real e avanços para servidores munici...
Prefeito Flávio Buzzi anuncia mudanças no secretariado de Timbó
39º Torneio de Verão de Futsal de Indaial chega à grande final
PROCON de Indaial intensifica fiscalização sobre a CASAN devido a recorrentes faltas de ...
Após denúncias, Defesa Civil aciona órgãos ambientais para apurar contaminação no Ri...
PROCON de Indaial intensifica fiscalização sobre a CASAN devido a recorrentes faltas de ...
Timbó entra em alerta para temporais intensos nesta quinta-feira
39º Torneio de Verão de Futsal de Indaial chega à grande final
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE